terça-feira, 31 de maio de 2011

Comunicar, parece fácil mas ás vezes é difícil. 
Fazer passar aos outros a mensagem que se  quer, pressupõe a capacidade de nos pormos nos seus pés. 
Os outros não nos adivinham, os outros não estão dentro de nós para captar as nossas lógicas, emocionais, temperamentais, e outras que tais. As sensibilidades dos momentos podem de facto não estar alinhadas.
Por isso mesmo, ás vezes é melhor ficarmos calados, no nosso canto, com as nossas coisas, com as nossas contradições, com as nossas duvidas. Porque os  julgamentos são uma enorme tentação. 
A cobrança duma mudança sem aviso prévio, pode criar mesmo desentendimentos dolorosos. 
Aprendi comigo que quanto menos falar, menos arrisco. Quanto menos me comprometer nas palavras melhor. Quanto menos publicar as minhas duvidas melhor.
O bom da vida também tem isto lá dentro: é a boleia que nos dá de podermos estar sempre a aprender, e através das lições mudarmos o que não estava a funcionar, ou o que nos leva a uma vida mais tranquila e livre.  
Por amizade os outros chamam-nos á razão. Mas a razão é deles, não é a nossa. E vice versa..
Ser livre é também resistir á tentação de não julgar. De não ajuizar os outros com os nossos juízos. 

2 comentários:

Pedro Escaja disse...

Sábias palavras.
Partilho do seu sentir, e por uma questão de defesa vou-me remetendo ao silêncio. Sem julgar e sem querer ser julgado.

Anónimo disse...

É isso !!!
Por enquanto ainda faço um grande esforço para me calar, mas também odeio as consequências de achar sempre que consigo explicar-me. E mesmo já não estando convencida que tudo se explica com palavras, caio invariavelmente no mesmo erro, porque a minha espontaneidade atraiçoa-me. Para mim foi-me dado como conselho, mas só agora o entendo e só agora é que concordo, só agora o consegui “ouvir”. E foi exactamente por isso, por saber que só agora o “ouvi”, que muito contrariada comecei a seguir esse conselho. Aos poucos vou ficando cada vez menos contrariada. Aos poucos vou também perdendo a ilusão que tudo se explica. Aos poucos vou também tendo a sensação que cada vez é mais difícil que me entendam. Mas tenho pena.

ass: alex