terça-feira, 4 de agosto de 2009

a vida é a arte do encontro

disse -me muita vez a minha mãe:
- cataroco, é preciso é estar atento. porque a vida é a arte do encontro.
tentei interiozar esta citaçao que penso ser do vinicius...ou do chico buarque, e fiz dela um mote para a minha vida...tem a vida dentro dela a arte dos encontros, quando os encontros são a arte de duas ou mais pessoas, se cruzarem num caminho, numa estrela, numa areia, numa arvore, num deserto, num bosque, ou perto dum rio....onde quer se seja, desde que se esteja.
o factor tempo conta muito para que o encontro se faça. mas o alerta para a força do encontro se fazer é igualmente importante e de peso...se não estamos acordados, bem pode o encontro passar-nos ao lado e a oportunidade, aquela voou...
mas, ao mesmo tempo a vida provou-me que nem sempre é assim.
porque haja o que houver, se um encontro tem de acontecer, acontece mesmo. e nada de nada o pode evitar, apenas o nosso coração o pode recusar, mas isso já passa pela escolha, escolha do coraçao em querer ficar ou não encontrado com o outro coração.
sei de uma historia de encontro que se fez.
depois as vidas descruzaram-se e cada um partiu para seu lado...
se há uma coisa que resta dos encontros é a memoria, como uma caixa de madeira antiga que guarda mesmo que gastas e esbatidas, provas vividas de emoçoes partilhadas. por vezes vamos lá espreitar e rever numa boa nostalgia aquilo que nos foi dado viver..
um dia passados muitos muitos anos...o telefone tocou.
e insistiu em tocar....quando ja nada de especial se espera da vida, eis que o telefone tocou. e, tudo o que estava guardado no sotao da memoria deixa se ver como novo, deixa se sentir, como se afinal nada tivesse deixado de ser o que sempre foi..com uma enorme vantagem:
a do tempo que é certo para que as vidas se cruzem- o reencontro não é mais do que a confirmaçao de que tudo é possivel. de que tudo cabe quando menos esperamos, de que a vida é boa, e nós tambem!
há momentos em que nos sentimos imortais, por tão bem amados sermos.
há momentos em que o infinito é aqui.
há momentos em que por eles (momentos) valeu tudo de menos bom na vida.
é justo. além de justo é tão bonito que assim seja...
há momentos nos quais nao cabemos em nós por tanto sentirmos.

2 comentários:

Unknown disse...

tens o coração maior do que o corpo, não há dúvida. Nunca deixes que o corpo te esconda o coração. O teu bau tem muitas e boas recordações que só provam que tens tido o previlégio de viver uma vida repleta de amor e amizade. Continua que serás sempre feliz e terás o DOM de fazer os outros felizes.
bjs c felicidade

João Barros disse...

A saudade sentida só toca a quem dela padece. Guardo cada momento no meu baú e, de vez em quando, espreito lá para dentro e sorrio, porque as recordações é que constroem uma história de vida. As lembranças são sorrisos que queremos ver..devagar e com todo o tempo do mundo...um tempo só nosso...